Home > FALANDO DE PELE > Como cuidar da pele do rosto: 6 passos para o verão

Como cuidar da pele do rosto: 6 passos para o verão

Com as temperaturas altas do verão a pele fica mais exposta, por isso, necessita de cuidados extras. Mas como cuidar da pele do rosto nesse período? Veja!

Praia, piscina, passeios ao ar livre. O verão nos oferece momentos incríveis. Mas as altas temperaturas facilitam o aparecimento de cravos, espinhas e manchas na pele. Para evitar isso, existem alguns cuidados a serem tomados.

Vamos às etapas de como cuidar da pele do rosto:  

1. Limpeza

Escolha um sabonete indicado para a sua pele e lave bem o rosto com cuidado para remover a sujeira e as impurezas acumuladas. A água deve estar na temperatura ambiente.

Para complementar a limpeza, você pode usar um tônico facial. Ele equilibra o pH da pele, desobstrui os poros e a deixa preparada para receber o hidratante.

Para quem possui a pele oleosa e, com as temperaturas elevadas, sente desejo de lavar o rosto constantemente, calma! Não é indicado fazer isso muitas vezes ao dia pois estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, causando o efeito rebote. 

2. Hidratar

Com a pele em constante contato com água do mar e piscina, mantê-la hidratada é a chave para aproveitar a estação da melhor forma. O hidratante dá à pele luminosidade e maciez. A falta de hidratação prejudica a renovação das células e a produção de colágeno.  

3. Proteger 

O protetor solar é essencial na rotina de cuidados diários com o rosto em qualquer época do ano. Ele deixa a pele do rosto protegida dos raios solares e ultravioleta. Aplique-o 30 minutos antes da exposição ao sol e, reaplique a cada 2 horas para manter a proteção. Além disso, o fator mínimo indicado é o 30. 

4. Restaurar e energizar 

A máscara negra facial atrai e remove a oleosidade dos poros obstruídos como um imã, purificando e deixando a pele profundamente limpa. Sua aplicação é simples: passe-o nas bochechas e contorne o rosto na direção da testa e queixo, deixando os olhos e boca livres. Esse processo pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana. 

Saiba mais sobre a máscara negra facial aqui.

5. Evitar exposição direta em certos horários 

Entre às 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde é o período mais prejudicial a saúde. Então deve-se evitar a exposição direta ao sol, mesmo usando protetor solar. Aproveite esse período para fazer atividades em casa ou em um parque com muitas árvores. 

6.  Beba água 

É preciso se hidratar por dentro também. O recomendado é ingerir 2 litros de água por dia para repor o que é perdido com a urina, suor e respiração. 

Gostou dos passos de como cuidar da pele do rosto durante o verão? Veja também como escolher o creme ideal para as mãos aqui.