Home > NO NÉCESSAIRE > Aprenda como fazer as unhas em casa com um passo a passo completo

Aprenda como fazer as unhas em casa com um passo a passo completo

Quer aprender como fazer as unhas em casa ou apenas aperfeiçoar seu dom? Veja o passo a passo completo e saia com as unhas feitinhas!

Você é daquelas que não consegue de jeito nenhum tirar a cutícula sem arrancar um bifinho? Ou então, que passa o esmalte no dedo todo tentando pintar apenas a unha? Rs.. Calma, nós temos a solução! Você vai precisar de alguns materiais:

Algodão

Removedor de esmalte

Cortador de unha

Lixa de unha 

Lixa para os pés

Espátula para unhas

Redutor de cutículas 

Base Niveladora para Unhas

Esmalte

Pote e palitos

Cobertura Brilhante para Esmaltes

Kit pincéis para decorar unhas 

Tudo em mãos? Então vamos ao passo a passo:

 
1. Prepare o ambiente

Antes de começar, que tal preparar o ambiente e deixar tudo separadinho em uma mesa, por exemplo? Deixe os frascos semiabertos, o algodão no palito, os instrumentos fora do nécessaire, tudo no jeitinho para facilitar a produção das unhas. Você pode por sua playlist favorita ou mesmo uma série bombástica. O ambiente agradável ajuda a ter paciência e bom humor para fazer as unhas em casa! 

 
2. Aplique o removedor

Se você está com esmalte, passe um removedor para retirá-lo. E se não está, passe também rs… Mesmo que as unhas não estejam esmaltadas, é bom passar o removedor para limpar qualquer sujeirinha ou gordura causada pela oleosidade de cremes e produtos usados anteriormente. 

 
3. Corte e lixe as unhas

Se suas unhas estiverem compridas e você deseja diminuí-las, use o cortador de unhas para cortá-las. Em seguida, use a lixa em apenas uma direção para moldar o tamanho e deixar a unha no formato que você mais gosta. Não diminua o tamanho de suas unhas com o  movimento “vai e vem” da lixa, pois isso pode enfraquecê-las e deixá-las quebradiças. 

Curiosidades sobre os formatos de unhas:

Se você acredita que só existem dois formatos de unhas, está enganada! Tem unha arredonda, oval, quadrada, quadrada oval, bailarina, estilete e amêndoa. Ao fazer as unhas em casa, lembre-se qual formato você deseja e se joga nessa arte! 

 
4. Passe a lixa polidora

Polir as unhas remove células mortas, dá brilho e, caso suas unhas estejam com algumas ondas ou descamações, você pode usar a lixa polidora até que elas fiquem lisas. Faça movimentos leves e em uma só direção. 

 
5. Use a lixa para pés

Para deixar os pés lisos e hidratados, que tal usar uma daquelas lixas bem grandonas para os pés? Você pode aplicar um creme esfoliante para amolecer a pele morta e depois passar a lixa para remover. 

 
6. Hidrate as mãos e os pés

Depois de cortar e lixar as unhas, hidrate suas mãos e pés, massageando bem entre os dedos, por cima das unhas, embaixo delas e nas cutículas. Mesmo que você não queira remover a cutícula, hidrate bastante essa área para que ela não fique ressecada.

Uma dica é o redutor de cutículas, que ajuda a suavizar as cutículas mais ressecadas, deixando-as com aparência de unhas recém feitas, além de reduzir o crescimento das mesmas.

Já para quem tira as cutículas, a dica é amolecê-las com um pouquinho de hidratante e um chumaço de algodão umedecido com água por cima. Deixar agir uns 5 minutinhos e tcharan: vai ser bem mais fácil na hora da remoção.

 
7. Empurre as cutículas

A cutícula é a proteção de nossas unhas e por esse motivo, muitas mulheres optam por não tirá-las. Mas, muitas outras se incomodam com essas “pelinhas”, então este é um passo que você pode pular ou seguir:

Depois de amolecer as cutículas, use uma espátula para empurrá-las e facilitar a remoção com o alicate. Quando você empurra, elas ficam “soltinhas”, pra fora sabe? Aí, com cuidado, corte-as com o alicate.

 
8. Use uma base fortalecedora de unhas

Aplique a base niveladora sobre as unhas sem esmalte. Ela vai ajudar a disfarçar as imperfeições e irregularidades das suas unhas, oferecendo uma superfície lisa e pronta para a aplicação perfeita do esmalte. Além disso, a base forma uma superfície para que a cor do esmalte dure por mais tempo. 

 
9. Chegou a hora! Pinte suas unhas!

Com a base seca, comece a aplicação do esmalte com a sua mão não-dominante, assim você vai estar com mais concentração e paciência para pintar a segunda mão.

Para aplicação, comece com uma pincelada no meio da unha, de baixo para cima (da cutícula até as pontas). Em seguida, na mesma direção, aplique o esmalte nas laterais, preenchendo toda a unha. Para quem está começando, a dica é esperar as unhas de uma mão secar para depois aplicar o esmalte na outra mão. 

Experimente os esmaltes Color Trend, com secagem rápida e cobertura uniforme. 

 
10. Separador de dedos para as unhas dos pés

Para as unhas dos pés, uma dica super válida é usar o separador de dedos, assim evita borrões e manchas, já que os dedos dos pés costumam ficar mais juntinhos. 

 
11. Tire o excesso

Passe o palito em torno das unhas para tirar o esmalte que acumula nas beirinhas e preparar as unhas para segunda camada do esmalte. 

 
12. Camadas

A quantidade de camadas depende da textura do esmalte. Os mais cremosos, costumamos passar duas camadas, já os mais finos, aqueles mais transparentes, o resultado fica melhor com três camadas.  

 
13. Limpe os cantinhos

Com um palito e algodão enroladinho nele, mergulhe-o no removedor de esmalte e limpe os cantinhos dos dedos, que geralmente ficam borradinhos de esmalte. Passe o palito contornando as unhas, de baixo para cima, desde a área das cutículas até a parte superior do dedo e embaixo das unhas.

 
14. Brilho extra

Que tal dar destaque para beleza das suas unhas? Passe uma camada de cobertura brilhante pós pintar as unhas e dê um brilho extra para o esmalte! Além disso, a cobertura intensifica a cor e permite uma duração mais longa do esmalte.

 
15. Finalize com um óleo secante

Para concluir, passe uma camada de óleo secante nas unhas. Ele vai ajudar a secagem rápida do esmalte e evitar que qualquer sujeirinha possa grudar, como pelinhos da roupa, por exemplo. Para essa finalidade, você também pode usar um spray secante. 

*Esse passo a passo serve tanto para as unhas das mãos quanto para as unhas dos pés.

 
E aí, viu como fazer as unhas em casa não é um bicho de sete cabeças? Prática é tudo! Quanto mais vezes você tentar, mais as chances de alcançar as unhas dos sonhos AND feitas em casa! E claro, existem alguns cuidados com as unhas para evitá-las quebradiças e fracas. Clique aqui e saiba mais!