Home > MAQUIAGEM > Como fazer contorno: aprenda com dicas simples

Como fazer contorno: aprenda com dicas simples

A técnica do contorno realça os traços do rosto e funciona com vários estilos de make. Vem ver como fazer contorno com dicas superfáceis!

Basta pesquisar o termo “contorno” na internet para pipocar imagens de rostos cheios de desenhos com maquiagem. O contorno facial pode parecer supercomplicado à primeira vista, né? Mas ele é mais simples do que você imagina e funciona tanto para maquiagens mais básicas quanto para aquele look balada.

Vem ver as dicas da Karen Bachini e o nosso passo a passo superfácil para você começar agora!

Como fazer contorno no rosto

O contorno nada mais é do que um jogo de luz e sombra. A ideia é dar profundidade aos pontos que queremos disfarçar e iluminar os traços que queremos destacar e realçar. Você pode usar produtos cremosos, como a base em bastão e o corretivo ou até mesmo seu pó compacto.

Como fazer contorno

A cor mais escura – aproximadamente 3 tons acima do seu tom de pele – é a responsável por dar profundidade. Aplique na linha da testa, nas laterais do nariz e na região do maxilar, logo abaixo das maçãs do rosto.

Use o iluminador ou um produto mais claro para destacar e realçar alguns pontos do seu rosto. Aplique nas têmporas, no centro da testa e do queixo, no osso do nariz e logo abaixo do maxilar.

Finalize a pele com um toque de blush e aplique o pó para reduzir o brilho da zona T (testa, nariz e queixo).

Produtos para o contorno perfeito

Pincel para contorno: qual usar?

Aqui não tem muita regra: você pode usar os dedos ou o pincel. O mais importante é esfumar muito bem o traço (mas muito mesmo!) para o seu contorno ficar o mais natural possível.

Os pincéis para blush e com cerdas naturais são ótimos para aplicar o produto e esfumar. Para áreas menores, como as laterais do nariz, o pincel para sombra garante maior precisão.

 

Apliquei produto demais. E agora?!

Calma, você não precisa remover seu make e começar do zero! Se você pesou a mão na hora de contornar o rosto, é fácil consertar o look.

Se exagerou no produto mais escuro, você pode corrigir com leves pinceladas do seu pincel sujo de base. Errou na iluminação? Com um pincel de cerdas naturais, esfume (bastante, hein?) um pouco de bronzer por todo o rosto.

E aí, curtiu as nossas dicas? Veja como preparar a pele com base antes de começar o contorno!