Home > FALANDO DE PELE > Como fazer esfoliação no rosto: dicas para renovar a sua pele

Como fazer esfoliação no rosto: dicas para renovar a sua pele

A esfoliação remove as células mortas e deixa a pele limpa e renovada. Quer aprender como fazer esfoliação no rosto? Confira o nosso passo a passo!

Por que fazer a esfoliação no rosto?

A esfoliação é um tratamento feito com o objetivo de acelerar e estimular o processo de renovação que ocorre naturalmente na pele. Ela atua na remoção da camada mais superficial da pele, retirando células mortas, impurezas e desobstruindo os poros. Isso pode fazer com que os demais produtos de cuidados faciais penetrem na sua pele com maior facilidade. A esfoliação também pode ajudar a combater a oleosidade excessiva, a acne e os cravos, além de auxiliar na diminuição do tamanho dos poros. O resultado é uma pele macia, hidratada e com textura e viço renovados.

 
Tipos de esfoliante

O esfoliante é o produto que vai te ajudar na hora de fazer a esfoliação da pele. Existem esfoliantes em creme, em gel, e até mesmo toalhas e esponjas feitas especialmente para esfoliar o rosto e corpo. 

Os esfoliantes podem ser químicos ou físicos, sendo que os esfoliantes químicos, em geral, contém ácidos em sua composição. Estes ativos dissolvem as células mortas presentes na camada superficial da pele. Já os esfoliantes físicos contém pequenos grânulos que fazem a esfoliação de forma mecânica, retirando as células mortas através do atrito com a pele. 

Vale lembrar que cada parte do corpo precisa de um tipo diferente de esfoliante. A pele do rosto, por ser mais sensível, requer um esfoliante suave, feito especialmente para esta área, portanto, evite usar esfoliantes corporais no rosto. Eles são mais abrasivos e podem agredir a pele.

 
Como fazer esfoliação no rosto: um passo a passo

1. Limpeza é essencial

Para que os ativos do esfoliante tenham uma maior penetração na pele, é importante que o rosto esteja limpo. Você pode lavar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza facial indicado para o seu tipo de pele e depois enxaguar bem. Isso vai ajudar a eliminar o excesso de oleosidade e impurezas da pele, deixando ela preparada para receber o esfoliante, que vai fazer uma limpeza mais profunda.

Dica: se você estiver com maquiagem, não se esqueça de tirar todo o make com demaquilante antes de lavar o rosto!

2. Esfolie o rosto suavemente

Coloque uma pequena quantidade de esfoliante na palma da mão e espalhe o produto por todo o rosto, que deve estar úmido. Aplique o produto na pele com movimentos suaves e circulares, fazendo uma leve pressão, mas sem esfregar a mesma área muitas vezes. 

Você não precisa ficar muito tempo fazendo a esfoliação, cerca de um à dois minutos já são suficientes. 

Dica: na hora de aplicar o esfoliante, evite a área ao redor dos olhos e os lábios. A pele destas regiões é mais fina e sensível do que o restante do rosto. Para fazer a esfoliação dos lábios, escolha um esfoliante específico para esta finalidade.

3. Enxágue e seque o rosto

Retire o esfoliante com água morna e seque o rosto com uma toalha limpa. Pressione-a suavemente sobre a pele, sem esfregar.

4. Tonifique a pele

O tônico facial é muitas vezes deixado de lado, mas ele é muito importante e proporciona vários benefícios. Além de limpar a pele, ele prepara a superfície para receber o hidratante, facilitando sua absorção. Aplique o tônico com a ajuda de um pedaço de algodão e espere alguns instantes para que a pele absorva o produto. Hidratação é o próximo passo! 

 
O que fazer depois de esfoliar o rosto

5. Hidrate! Hidrate! Hidrate!

Após limpar, esfoliar e tonificar, é muito importante que você hidrate a pele. Isso vai ajudar a repor a hidratação perdida durante a esfoliação. Você pode usar um creme ou gel-creme hidratante logo após lavar e secar o rosto, quando ele ainda estiver levemente úmido. Aplicar o hidratante na pele completamente seca pode dificultar a absorção do produto. 

Uma máscara facial hidratante também pode ser feita após a esfoliação. Que tal a Máscara Facial Hidratante Korres Nectarina? Formulada com extrato de nectarina, esta máscara hidrata a pele instantaneamente. Para uma hidratação com efeito refrescante, experimente a Máscara Facial Revitalizante Korres de Melancia. Ela contém extrato de melancia e óleo de semente de macadâmia, ativos que atuam na revigoração e hidratação da pele. Bora tirar alguns minutinhos do dia para relaxar e curtir os efeitos de uma máscara facial depois de uma boa esfoliação? Sua pele vai amar!

 
A frequência e o produto ideal para a esfoliação do seu tipo de pele

A esfoliação é indicada para todos os tipos de pele. O que vai mudar de pele pra pele é o produto usado e a frequência da esfoliação. Confira abaixo nossas dicas!

Pele oleosa ou mista: quem tem este tipo de pele pode fazer a esfoliação 1 ou 2 vezes por semana. A esfoliação pode combater a oleosidade e ajudar a diminuir o tamanho dos poros. Já conhece o Sabonete Facial Esfoliante Clearskin? Ele elimina as impurezas e a oleosidade excessiva do rosto através de uma limpeza profunda, tudo isso sem deixar a pele ressecada. O resultado é uma pele limpa, macia e com sensação refrescante.  

Pele com acne: caso a sua pele tenha inflamações e lesões de acne, tente evitar fazer a esfoliação das áreas afetadas. Espere até que cicatrização das lesões esteja completa. Já nas áreas não afetadas pela acne, siga a orientação de frequência para o seu tipo de pele. Quer saber mais sobre como cuidar da pele com acne? Confira nossas dicas aqui!

Pele seca: você pode fazer a esfoliação 1 vez por semana. Escolha um esfoliante que possua agentes hidratantes em sua fórmula. Que tal o Gel de Limpeza Facial Korres Wild Rose? Formulado com pó de arroz, grânulos de cereja, óleo de rosa mosqueta e suco de aloe vera, ele promove uma esfoliação suave, ajudando a regenerar e iluminar a pele. 

Pele sensível: quem tem pele sensível pode fazer esfoliação 1 vez por semana. Escolha um esfoliante suave. O True Gel Esfoliante Facial Todos os Tipos de Pele é formulado com agentes de limpeza extraídos de plantas. Ele limpa profundamente e esfolia a pele sem agredí-la. Sua fórmula é livre de parabenos, corantes, óleos, sabões e álcool.

 
Quando a esfoliação não é indicada?

Se você possui qualquer tipo de corte, machucado, irritação ou inflamação na pele, espere até que a pele esteja recuperada e só então faça a esfoliação. 

Essa dica também vale para quem passou da conta na hora de tomar sol. Os raios solares agridem muito a pele e podem até mesmo causar queimaduras. Se este é o seu caso, você precisa dar um tempo para a sua pele se recuperar. Nada de tentar acelerar a descamação da pele com esfoliante, combinado? Aplique um gel hidratante para acalmar a irritação da pele e use protetor solar. Quer saber mais sobre os benefícios do protetor solar? Confira aqui!

Caso tenha feito um tratamento de peeling, ou se faz uso de algum tipo de clareador na pele, é indicado que você consulte o seu dermatologista à respeito da esfoliação, ele vai te orientar sobre a frequência de uso e o produto mais indicado. 

Agora você já sabe que a esfoliação promove uma série de benefícios para a pele do rosto e aprendeu a fazer a esfoliação seguindo nosso passo a passo. Mas nem só de esfoliação vive uma pele bonita e saudável, não é mesmo? Confira aqui nossas dicas de cuidados básicos para cada tipo de pele e arrase!