Home > FALANDO DE PELE > Como ficar bronzeada: dicas para conquistar o bronze dos sonhos!

Como ficar bronzeada: dicas para conquistar o bronze dos sonhos!

Quer aprender como ficar bronzeada sem danificar a pele? Confira as nossas dicas e conquiste o bronzeado dos sonhos!

O verão chegou chegando, né? A vontade de ficar bronzeada também já está por aqui! E pra conseguir o bronze dos sonhos tem quem faça de tudo: não aplicar protetor solar, besuntar a pele com óleo de cozinha, tomar um belo banho de refrigerante e ir torrar no sol… 

Para TU-DO! Procure uma sombrinha bem fresca, pegue sua água de coco e chegue perto do ventilador. A gente vai te contar todos os segredinhos para ter o bronze dos sonhos e arrasar no verão… Mesmo que seja um verão fora da praia! 😉

Como ficar bronzeada usando autobronzeador: passo a passo

Se você já quer começar o verão com um super bronze, que tal usar um autobronzeador? Com ele, você nem precisa pegar sol pra ficar com aquela corzinha de quem passou o final de semana na praia! 

Se liga no passo a passo:

1. TESTE DE COLORAÇÃO: aplique uma pequena quantidade do autobronzeador na região interna do braço. Depois de cerca de três horas você já pode ter uma boa ideia do efeito da cor na sua pele. 

2. FAÇA UMA LEVE ESFOLIAÇÃO: você pode usar um esfoliante corporal ou uma luva de esfoliação. Isso vai remover o excesso de células mortas e deixar a superfície da pele mais macia, garantindo um bronzeado uniforme. Se a sua pele estiver muito ressecada, aplique também um hidratante por todo o corpo.

3. TENHA EM MENTE UMA ORDEM DE APLICAÇÃO: assim você não vai ficar na dúvida de onde aplicar, nem vai esquecer de nenhuma parte do corpo. Você pode começar de baixo pra cima, ou seja: pernas, tronco, braços, pescoço e rosto. Lembrando que as áreas mais ásperas e ressecadas, como cotovelos, joelhos, pés e mãos, devem ser deixadas por último.

4. USE LUVAS PARA FAZER A APLICAÇÃO: isso vai evitar que as suas mãos fiquem manchadas ou mais escuras do que o restante do corpo. Caso opte por não usar luvas, você pode lavar as mãos após aplicar o produto em cada parte do corpo.

5. NADA DE ECONOMIZAR QUANTIDADE DE PRODUTO: aplique uma quantidade generosa do autobronzeador e espalhe com movimentos circulares, aplicando o produto de maneira uniforme. Nada de tentar usar apenas uma gota de produto para o corpo inteiro, ok?

Dica: você pode usar uma quantidade menor nas áreas que são naturalmente mais escuras, como joelhos e cotovelos. O mesmo vale para as áreas mais ressecadas da pele. Só o excesso de produto que está na sua mão pode ser suficiente para bronzear essas áreas.

6. PEÇA UM HELP PARA AS AMIGAS: você pode pedir ajuda de alguém para aplicar o autobronzeador em áreas difíceis de alcançar. Você também pode fazer a aplicação nesses locais pouco acessíveis com a ajuda de um espelho, verificando se o produto está sendo aplicado de maneira uniforme.

7. DEIXE O PRODUTO SECAR COMPLETAMENTE: espere o autobronzeador secar completamente antes de se vestir ou entrar na água. Isso vai evitar que o produto manche suas roupas ou saia na água.

8. REAPLIQUE O AUTOBRONZEADOR: você pode repetir a aplicação até conseguir a cor desejada. Para manter o bronzeado por mais tempo, reaplique o autobronzeador 2 ou 3 vezes por semana.

Como o autobronzeador funciona? 

O autobronzeador contém di-hidroxiacetona, conhecido popularmente como DHA. Esse composto de nome difícil é um carboidrato simples que age nas células da superfície da pele, deixando elas mais escuras, o que gera um aspecto bronzeado muito similar ao efeito produzido pelo sol, só que sem todos os danos dos raios UVA e UVB.

Como evitar manchas de autobronzeador?

Fique HIDRATADÍSSIMA, BB!

Uma pele hidratada, sem descamação ou partes ásperas, é fundamental para garantir um bronzeado uniforme, ou seja, sem manchas ou tons desiguais. 

Para manter os níveis de hidratação da pele e garantir que o bronzeado dure por mais tempo, beba muita água e aplique um hidratante corporal diariamente. Lembre-se que é importante que esse up na hidratação comece um dia antes da aplicação do autobronzeador.

Depilação antes, autobronzeamento depois!

Se você pretende depilar a pele, o ideal é que você faça isso um ou dois dias antes de fazer seu autobronzeamento, principalmente se a sua pele for seca ou sensível, já que a depilação pode ressecar a pele e causar descamação.

Dê uma atenção extra para as áreas mais ressecadas!

Pés, mãos, joelhos e cotovelos são áreas que tendem a ser mais ressecadas, por isso, é importante que você use um hidratante mais intenso ou reaplique o seu hidratante corporal com uma frequência maior nessas áreas.

Depois de tomar sol… use um pós sol!

Depois de curtir o calor e o brilho do nosso astro-rei, que tal curtir o efeito geladinho de um pós-sol? Esse gel refrescante hidrata e suaviza a pele, diminui as chances de haver descamação e o melhor de tudo: ajuda a manter o bronzeado bonito por muito mais tempo!

Sol + Protetor Solar = bronzeado MARA!

Um dos maiores mitos envolvendo o protetor solar é que ele impede que a pele fique bronzeada. Pois saiba que dá sim pra ficar com um bronzeado natural e lindo sem deixar de proteger a pele. Afinal, no verão pode tudo, inclusive, ficar bronzeada sem torrar a pele no sol. 😉

Se você quer ter o melhor dos dois mundos: proteção contra os danos do sol e pele bronzeada, aposte no protetor solar com FPS 30. Ele consegue proteger a pele contra os danos do sol sem impedir que você ganhe aquela corzinha de verão!

O que NÃO fazer para ficar bronzeada?

Sair sem protetor solar

Se você prestou atenção nas nossas dicas, você já sabe que dá sim pra ficar bronzeada sem colocar em risco a saúde da pele. O protetor solar é o seu melhor amigo na hora de curtir o sol!

Passar óleo de cozinha no corpo… e ir fritar a pele no sol

Afinal, o óleo de cozinha foi feito para fritar alimentos, não o seu maravilhoso corpinho. Os danos causados por este truque vão, sem dúvida, durar por muito mais tempo do que qualquer bronzeado.

Usar um spray de refrigerante na pele e sair no sol

Se você der uma olhada no rótulo de qualquer refrigerante, você vai ver que ele possui ácidos na lista de ingredientes. E ácido e sol são duas coisas que nunca devem se misturar, minha cara sereia. Manchas, queimaduras e irritações são apenas algumas das possíveis consequências desta dica do mal, aff!

Jogar água salgada na pele e ir tomar sol

A água salgada não vai te ajudar a ficar bronzeada, o máximo que você pode conseguir é uma pele ressecada e danificada.

Por que a pele fica bronzeada?

Quando a pele é exposta aos raios solares, ela produz mais melanina como uma forma de se proteger contra possíveis danos, já que a melanina oferece um certo grau de proteção — ainda que baixo.

Pessoas que possuem uma pele com maior quantidade de melanina têm uma proteção natural mais elevada do que a de quem possui pele clara. Mas isso não quer dizer que pessoas de pele morena e negra não precisam usar protetor solar, viu? 

Como ficar bronzeada por mais tempo? 

Pele queimada pelo sol resulta em pele descascando e levando embora o seu bronzeado. Pra evitar que a pele fique queimada, é importe que você use o protetor solar direitinho e cuide muito bem da sua pele: 

5 coisas que você não pode esquecer quando for pegar sol:

Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. Isso vai garantir que o produto seque e seja bem absorvido pela pele. 

Não se esqueça de aplicar o protetor solar nos pés, mãos, orelhas, pálpebras e lábios.

Reaplique o protetor a cada 2 horas ou sempre que sair da água, suar intensamente ou se secar com uma toalha.

Tente evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, quando há uma maior emissão de raios ultravioleta. 

Para redobrar a proteção da pele tá valendo tudo: guarda-sol, chapéu, óculos escuros com fator de proteção solar… Opções de proteção não faltam!

E aí, já tá prontíssima pra curtir o verão com o seu bronzeado dos sonhos? Agora que tal aprender uns truques pra fazer a maquiagem durar por mais tempo mesmo com esse calorzão? Confira nossas dicas aqui!