Home > MAQUIAGEM > Pincéis renovados: aprenda como limpar os pincéis de maquiagem!

Pincéis renovados: aprenda como limpar os pincéis de maquiagem!

Pincéis limpos garantem a saúde da pele e um melhor acabamento para o make. Confira nossas dicas de como limpar os pincéis de maquiagem!

Os pincéis de maquiagem são super ferramentas na hora de fazer aquele make BAPHO. Mas o acúmulo de maquiagem nas cerdas pode diminuir a eficácia deles. Por isso, é importante limpá-los regularmente. Quer manter seus pincéis sempre prontos para o uso? Confira nossas dicas de como limpar os pincéis de maquiagem!


Por que limpar os pincéis de maquiagem?

Os pincéis de maquiagem entram em constante contato com nossa pele, olhos e boca. Por isso, é importante que eles estejam sempre limpos, o que vai prevenir o surgimento de doenças e irritações nestas áreas. Com o tempo e uso frequente dos pincéis, ocorre o acúmulo de produtos nas cerdas, o que pode diminuir a qualidade da aplicação do make. Cerdas sujas também podem interferir na cor dos produtos, principalmente na hora de fazer o make dos olhos. Aprender como limpar os pincéis de maquiagem é a solução para evitar esses problemas e aumentar a vida útil dos pincéis.


Como limpar os pincéis de maquiagem: passo a passo

1. Se os pincéis estiverem muito sujos, antes de lavá-los você pode usar um lenço de limpeza facial para retirar o excesso de maquiagem e sujeira. 

2. Molhe os pincéis com água corrente, de preferência com água fria ou morna. Você pode fazer isso na pia do banheiro ou no chuveiro.

Dica: durante todo o processo de limpeza mantenha o pincel virado com as cerdas para baixo e evite molhar o cabo dos pincéis, isso pode danificar o material. 

3. Ensaboe o pincel e esfregue-o suavemente na palma da mão para retirar o excesso de maquiagem e sujeira.

Com sabonete líquido ou shampoo neutro: coloque uma quantidade pequena do sabonete líquido na palma da sua mão e esfregue o pincel com movimentos circulares. 

Com sabonete em barra: você pode esfregar o pincel diretamente na barra de sabonete com movimentos circulares até que o pincel esteja com bastante espuma. Em seguida, esfregue o pincel na palma das mãos.

Dica: para adicionar um efeito emoliente na hora da limpeza, experimente adicionar algumas gotas de azeite de oliva ao sabonete. O azeite possui alto poder condicionante e vai deixar as cerdas dos pincéis super macias!

4. Repita esse processo até que a espuma saia branquinha e não restem resíduos de maquiagem nas cerdas. 

5. Enxágue o pincel com bastante água. Você pode aproveitar esse momento para pentear as cerdas do pincel. Assim, você evita que as cerdas fiquem bagunçadas ou embaraçadas. 

6. Retire o excesso de umidade com uma toalha limpa. 


Como secar os pincéis de maquiagem após a limpeza?

Após limpar os pincéis, é importante esperar que eles estejam completamente secos antes de usá-los novamente. Deixe os pincéis em cima de uma toalha limpa, em um lugar bem arejado. Você pode dobrar a toalha de maneira que eles fiquem com as cerdas ligeiramente inclinadas para baixo. Isso impede que a água desça para o cabo do pincel e faça com que cola das cerdas se desfaça, o que vai prolongar a vida útil dos pincéis e evitar que as cerdas se soltem. 


Pode usar secador de cabelo nos pincéis de maquiagem? 

O ideal é que o pincel seque de forma natural, em um lugar arejado e longe do sol. Mas, se você realmente precisa usar o secador de cabelo para acelerar o processo, aqui vão algumas dicas para não danificar os seus pincéis:

Retire o excesso de água com uma toalha limpa: assim, o secador não vai ter tanto trabalho, né?

Use a temperatura mais fria: o ar quente vai secar o pincel em menor tempo, mas o calor intenso pode danificar e até queimar as cerdas dos pincéis. Portanto… Vento frio neles!

Mantenha uma distância de 10cm entre o secador e o pincel: assim você evita que as cerdas fiquem muito bagunçadas.


Com que frequência devemos limpar os pincéis de maquiagem?

A limpeza com água e sabão pode ser feita de 15 em 15 dias ou sempre que você notar um acúmulo muito grande de produtos nas cerdas. Vamos simplificar: você pode usar os pincéis por duas semanas e lavar eles no sábado ou domingo da segunda semana. Já no dia a dia, após o uso, retire o excesso de produto do pincel usando um lenço de limpeza.

Dica: você pode tirar o dia da limpeza e secagem dos pincéis para fazer uma máscara facial e dar um tempo para sua pele respirar sem maquiagem. Experimente a máscara de ouro para dar aquela super revitalizada na pele!


Como limpar os pincéis de maquiagem após cada uso?

Para manter os pincéis sempre limpos e livre do acúmulo de produtos, você pode limpa-los após cada uso. Mas calma! Não precisa lavar o pincel todo dia. Após usar os pincéis, você pode passar eles em um lenço de limpeza facial e deixar secando em um local arejado. Você também pode borrifar um pouco de álcool etílico 70% nas cerdas para fazer uma rápida desinfecção dos pincéis. 


Cerdas sintéticas e naturais: a limpeza é a mesma?

A limpeza dos pincéis de cerdas sintéticas e dos de cerdas naturais é basicamente a mesma, a única diferença é que os de cerdas naturais precisam de uma hidratação a mais. Na hora de lavar esse tipo de pincel você pode adicionar uma gotinha de azeite de oliva ou óleo de coco ao sabonete ou shampoo de sua escolha. Você também pode adicionar uma gotinha de condicionador depois de lavar os pincéis e enxaguar bem. Assim você vai garantir cerdas macias e hidratadas.


Qual a diferença entre cerdas sintéticas e cerdas naturais?

Pincéis de cerdas sintéticas 

Estas cerdas são feitas de fibras sintéticas, como a fibra de nylon, por exemplo. Pincéis de cerdas sintéticas são ideais para fazer a aplicação de produtos líquidos e cremosos, como a base, pois suas cerdas não absorvem muito produto, evitando o desperdício. Estas cerdas, em geral, são bem lisas e os fios ficam mais certinhos, mesmo após a limpeza dos pincéis. 

Pincéis de cerdas naturais 

As cerdas naturais são feitas com pelos de diversos tipos de animais. Pincéis de cerdas naturais são ótimos para a aplicação de produtos em pó, como sombras, blush e pó compacto, pois eles deixam o make com uma aparência mais natural.


E a esponja de maquiagem… Fica como?

Fungos e bactérias adoram umidade e, como a esponja de maquiagem é umedecida constantemente, a possibilidade de ocorrer uma proliferação de microorganismos é muito grande. E por que isso é ruim? Bem, uma esponja cheia de fungos e bactérias pode causar acne, além de diversas doenças de pele associadas a estes microorganismos. Além disso, uma esponja limpa garante um acabamento muito melhor.

Para evitar todos esses males e garantir um bom acabamento na hora de aplicar o make, é importante lavar sua esponja após cada uso ou, no mínimo, a cada 2 dias. Você pode usar shampoo, sabonete líquido neutro ou até mesmo um sabonete líquido com ação antibacteriana para fazer essa limpeza. Ensaboe e esfregue a esponja até que a espuma não tenha nenhum resíduo de produto. E não se esqueça de enxaguar bem!

Dica: armazene sua esponja de maquiagem em um lugar arejado e fresco, assim você evita o temido mofo. Nada de guardar a esponja úmida no nécessaire ou na gaveta, hein? E lembre-se que a esponja deve ser trocada a cada 2 ou 3 meses!

E aí, os seus pincéis já estão com cheirinho de limpeza e prontos para o uso? Agora que tal aprender alguns truques para tirar o melhor proveito dessas super ferramentas? Confira aqui nossas dicas de como usar pincéis de maquiagem!