Home > MAQUIAGEM > Como passar blush: truques para dar aquele up no visual!

Como passar blush: truques para dar aquele up no visual!

Quer aprender como passar blush, os diferentes tipos, cores, formatos de rosto, texturas e acabamentos? Confira nosso guia e tudo sobre esse produtinho top!

O blush é um produto super versátil que pode completar o seu make, te deixando com um visual saudável e corado. Mas com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher um blush para incluir no make do dia a dia. Ficar na dúvida na hora de fazer a aplicação deste produto também é comum. Mas não se desespere. A gente vai te ajudar a dominar a aplicação deste queridinho de todas nós!

Como passar blush

1- Passe o pincel sobre o blush e retire o excesso de produto dando uma batidinha no dorso da mão com o pincel. Isso vai te ajudar a ter mais controle sobre a intensidade da cor e o resultado final.

2- Aplique o blush na parte alta das maças do rosto, fazendo movimentos circulares ou diagonais, seguindo em direção às têmporas e esfumando bem o produto na pele.

3- Comece com pouco produto e vá adicionando mais conforme achar necessário, repetindo o processo de aplicação.

Dicas para a aplicação do blush: 

1- Aplique o blush com movimentos delicados e, para não irritar a pele, use um pincel com cerdas macias.

2- Aplique o blush após finalizar o make dos olhos e boca. Isso vai te ajudar a dosar a quantidade certa de produto. Se optar por um batom mais marcante, tente maneirar na hora de aplicar o blush. Assim o seu look não vai ficar carregado e o make dos olhos e boca podem ser as estrelas deste show!

3- Para não errar na quantidade, comece com pouco produto e vá aplicando mais até atingir o resultado desejado. Lembre-se que a intenção é dar a ideia de uma pele naturalmente corada e saudável.

4- Experimente! Quando o assunto é blush, existem inúmeras opções: diferentes texturas, cores e maneiras de aplicar o produto. Não tenha medo de experimentar um blush ou qualquer outro produto de make. A maquiagem deve ser um experiência criativa, divertida e artística, afinal, estamos lidando com cores e pincéis, não é mesmo? E quando o assunto é arte, não existem regras! 

Vale lembrar que o blush pode ser aplicado de uma maneira diferente dependendo do seu formato de rosto, do seu objetivo com o produto e também da cor escolhida. Confira abaixo nossas dicas!

 
Como valorizar o seu formato de rosto usando blush

A aplicação do blush é geralmente feita na altura das maçãs do rosto, que é uma parte que fica naturalmente corada. Os movimentos são delicados e podem ser circulares ou diagonais (o famoso “vai e vem”). Vale lembrar que o blush pode ser aplicado de uma maneira diferente dependendo do seu formato de rosto e do seu objetivo com o produto. Com o blush você pode afinar, dar volume ou alongar o seu rosto, criando um look mais proporcional e harmonioso. Confira abaixo a melhor maneira de aplicar o blush de acordo com o seu formato de rosto:

O ideal é que o blush seja aplicado na diagonal, das têmporas em direção à boca, deixando uma distância de dois a três dedos do nariz, o que vai ajudar a afinar o seu rosto, caso este seja o seu objetivo. Lembre-se de concentrar o produto no topo das maçãs do rosto.

Se você quiser equilibrar as formas do seu rosto, aplique o blush em movimentos circulares, do centro das bochechas para as laterais.

Aplique o blush nas bochechas, sempre em movimentos circulares, concentrando o produto na parte funda das maçãs do rosto.

Este formato é parecido com o rosto quadrado, só que com traços mais suaves e delicados. O ideal é concentrar o blush no centro das maçãs e seguir levemente em direção à ponta da orelha.

Para balancear as formas e criar equilíbrio, aplique o blush nas partes baixas das bochechas, seguindo na diagonal em direção às têmporas.

A aplicação deve partir das maçãs do rosto, puxando para a diagonal, em direção às têmporas.


Contornar o rosto usando blush? Conheça o ‘draping’

O ‘draping’ foi muito utilizado nas décadas de 60 e 70. Criada pelo maquiador Way Bandy, a técnica é feita com dois tons de blush, um mais escuro e um mais claro. Ela promete definir o rosto de forma mais natural e deixar o rosto com aspecto corado. Bora aprender a “drapear”?

1- Aplique o blush escuro na região do côncavo da bochecha, levando o produto em direção às têmporas e criando uma linha diagonal, o que vai dar a aparência de um rosto mais definido.

2- Suavize o tom escuro de blush com um tom mais claro, que deve ser aplicado nas maçãs dos rosto, com movimentos circulares. Esfume bem, assim você terá um resultado natural com efeito ombré.

3- Você também pode usar o iluminador na região das têmporas e maçãs do rosto, formando um “C”, isso vai chamar atenção para as laterais e deixar o rosto com aspecto mais fino e definido. Se você não quiser afinar o rosto, passe o iluminador somente no topo das maçãs do rosto.

Uma dica: se quiser realçar as maçãs e dar mais volume ao rosto, concentre o blush mais claro na região das maçãs do rosto e siga levemente em direção à ponta da orelha, isso vai destacar a região e dar a ideia de um rosto mais volumoso.


Tipos de blush

Que existem inúmeras cores de blush você já deve saber. Mas você sabia que esse produto tão amado pode vir em diversas texturas? Conheça abaixo alguns dos principais tipos e escolha o seu preferido:

Blush em pó compacto: é o tipo de blush mais comum e funciona para todos os tipos de pele. Proporciona um acabamento natural e tem boa durabilidade. O Blush em Pó True Color possui partículas finíssimas que aderem muito bem à pele. Valoriza e ilumina o rosto, além de proporcionar sensação de pele macia e suave. E o melhor de tudo: não obstrui os poros!

Blush mineral: por não conter corantes, conservantes e demais agentes químicos em sua composição, esse tipo de blush possui uma textura mais leve do que os outros. É indicado para todos os tipos de pele e se você tiver a pele sensível, esse é o blush ideal para você!

Blush em pó solto: tem efeito e acabamento similares aos do blush em pó compacto. Dica: sempre retire o excesso de produto do pincel dando leves batidinhas na mão.

Blush em creme: é muito fácil de ser aplicado e proporciona um resultado super natural. Devido à sua textura cremosa, é ideal para quem tem a pele seca. Para não errar na quantidade, após passar o pincel no produto, limpe-o nas costas da mão e vá aplicando aos poucos até conseguir o resultado desejado.

Blush líquido: duas gotas já são suficientes para conseguir uma pele corada e de aparência saudável. Ele pode ser aplicado nas maçãs do rosto e espalhado com as pontas dos dedos.

Blush em bastão: é indicado para quem tem a pele seca. Deve ser aplicado diretamente no rosto e espalhado com as pontas dos dedos, dando leves batidinhas na pele, para que o resultado não fique muito pesado.


O pincel ideal para blush

Caso opte por um blush em pó, é necessário que faça a aplicação com a ajuda de um pincel, que deve ter cerdas bem macias para não causar irritação na pele. O Pincel para Blush da Avon é feito de cerdas naturais e super macias. Seu formato arredondado é perfeito para a aplicação do blush e seu cabo anatômico torna a aplicação mega confortável. Assim fica fácil conseguir um acabamento profissional.


Como escolher a cor do blush

Escolher um blush que esteja em harmonia com o seu tom de pele é muito importante para que o resultado seja natural e te deixe com uma aparência saudável. Confira as nossas dicas:

Tons de rosa, pêssego e tons alaranjados são os mais indicados. Experimente o Mark Duo Blush e Iluminador na cor Coral Flush. Iluminador e blush em um só produto, traz praticidade e brilho para o seu dia a dia. Já quem tem a pele branca amarelada, pode optar por tons rosados, o que vai ajudar a quebrar este fundo amarelo do rosto. A cor Pink Glow fica maravilhosa neste tom de pele!

Os tons de rosa mais fechados e os marrons-claro são ótimas opções para valorizar este tom de pele. Que tal o Duo Blush Pó Compacto Color Trend, na cor Contorno Quente? Ele é um blush duplo com duas cores: um tom de rosa fechado e um tom de bronze, que ficam incríveis na pele amarela.

Aposte em tons quentes como o marrom médio, marrom-claro e tons de rosa mais fechados. O Blush em Pó True Color nas cores Bronze, Rosa e Malva ficam muito bem na pele morena. Para uma aparência mais delicada, escolha tons de rosa-claro. O Mark Duo Blush e Iluminador na cor Pink Glow é um produto duplo com iluminador e blush no tom rosa-claro. Pronta para ter um glow todo especial?

Blushes nas cores vinho e marrom combinam muito bem com este tom de pele. O Blush em Pó Compacto Color Trend na cor Super Bronze possui duas cores: um tom de vinho, que é perfeito para a pele negra, e um tom de coral. Tons como o magenta, o bronze e o rosa antigo também ficam lindos! O Duo Blush Pó Compacto Color Trend na cor Contorno Quente traz um tom de rosa antigo que irá dar um todo romântico para o seu look. Prepare-se para arrasar corações!


Para cada cor de blush uma aplicação diferente

Cada cor de blush pode ter uma função diferente. Aprenda como acertar na hora de usar qualquer tom:

Rosados: Como os blushes rosados imitam o tom corado natural da pele (principalmente em peles mais claras), na hora da aplicação, o produto deve ser concentrado nas maçãs do rosto, região que fica naturalmente corada. Utilize um pincel de cercas arredondadas e aplique o produto com movimentos circulares. O resultado vai ser um look corado e saudável!

Pêssegos e corais: Diferente dos rosados, os blushes em tons de pêssego e coral são mais parecidos com os tons naturais da pele. Eles podem ser usados para esculpir o rosto e adicionar um toque de cor. Aplique o blush em movimentos diagonais, começando nas têmporas (na altura da ponta da orelha) e seguindo em direção às maçãs do rosto.

Marrons e vinhos: Indicados para peles mais escuras, estes tons de blush podem ser usados da mesma forma que os blushes rosados: concentre o produto nas maçãs do rosto e aplique com movimentos circulares.

Marrons-claro e beges: Estes tons se assemelham aos tons de pele. Na hora de aplicar blushes neste tom, você pode concentrar o produto no alto das maçãs do rosto, para dar um volume extra na região. Estas cores também podem ser usadas para contornar o rosto. Se quiser que a cor tenha maior destaque, opte por um blush que tenha um pouco de brilho.

 
Agora que você já está pronta para usar o blush, que tal aprender a diferença entre blush, bronzer e iluminador? Confira aqui!