Home > MAQUIAGEM > Como passar sombra nos olhos: técnicas e cores incríveis

Como passar sombra nos olhos: técnicas e cores incríveis

Já conhece os Quartetos Terracota e Ametista? Vem aqui ver como passar sombra nos olhos e descubra os tons deslumbrantes dos novos conjuntos de sombras da Avon.

A sombra é um artifício que transforma a maquiagem. As técnicas, cores, texturas e acabamentos conseguem levantar o look e criar diferentes makes. E você não precisa ser especialista para fazer uma produção incrível, basta um pouco de prática e ajudinha de alguns acessórios que tudo flui!

Que tal experimentar nossas dicas sobre como passar sombra nos olhos? Com alguns truques especiais, você pode alcançar uma maquiagem cheia de estilo e glamour.

 
Objetivo do make 

Primeiro passo é saber o que você deseja com a sombra: destacar, aperfeiçoar ou disfarçar o olhar. Todos nós temos características únicas e peculiares, por isso tenha em mente o propósito do make.

Para saber detalhadamente sobre maquiagem para cada tipo de olho, clique aqui!

 
Pele ou Olhos primeiro? 

Vale entender uma dúvida frequente sobre como passar sombra nos olhos: preparar a pele antes ou depois? 

No dia a dia, é mais comum prepararmos a pele primeiro e depois os olhos, por ser mais prático. Mas, quando o make for mais elaborado, o ideal é fazer os olhos primeiro, pois o pó da sombra pode manchar o make da pele e, preparando a pele em seguida, não corremos esse risco. Além disso, a base,  o corretivo e o pó podem corrigir qualquer falhinha.

Ah, sobre a máscara para cílios e delineador… Passe os produtos após a produção da sombra. Isso evita que o pó da sombra caia sobre os cílios e o traço do delineador, manchando ou apagando o que você já fez. 

 
Cores e texturas 

Pense nas cores e textura que vai usar: pó, pó compacto ou creme. Para iniciantes, é recomendado a sombra em pó compacto, já que é a mais fácil de manusear. Quanto as cores, nada como uma paleta com tons claros, médios e escuros para criar produções variadas.

O Quarteto de Sombra para olhos Terracota combina tons deslumbrantes e entrega um resultado impactante. Suas cores intensas duram o dia todo:

  • Bege Brilhante (Cintilante)
  • Marrom Camurça (Cintilante)
  • Laranja Metálico (Metálica)
  • Marrom Veludo (Matte)

Experimente também o Quarteto de Sombra para olhos Ametista. Os tons bege, rosas e cinza proporcionam makes românticos para o dia ou para noite.

A textura em pó compacto dos quartetos é superconfortável e você consegue alta cobertura em apenas uma aplicação. E mais: você tem 3 acabamentos de sombras – Cintilante, Metálica e Matte – para construir diversos looks! 

Você pode trabalhar os dois olhos ao mesmo tempo, ao invés de produzir um de cada vez. Aplique as cores claras primeiro, em ambos os olhos, e finalize com os tons mais escuros. Assim você também economiza na limpeza de seus pincéis. 

Confira abaixo uma gama de cores de nossos quartetos de sombra:

 
Pincel 

Pincéis com cerdas firmes e achatados: aplique e espalhe a sombra uniformemente em toda a pálpebra.

Pincéis com cerdas arredondadas: use para misturar tons e também para aplicar a sombra na dobra da pálpebra.

Pincéis com cerdas macias: aplique a sombra rente a linha dos cílios. O pincel deve ser pequeno e fino para alcançar o canto interno e marcar bem a linha dos cílios superiores e inferiores. 

 
Como aplicar 

Com o pincel, dê leves batidinhas nas pálpebras, assim a sombra em pó compacto fixa melhor e deixa uma aparência mais consistente. Passe o pincel em uma só direção, do canto interno dos olhos para o externo, ou vice versa. 

Uma boa dica é dar pinceladas curtas e lentas em direção ao lugar onde os tons vão se misturar.  Lembre-se de tirar o excesso do pincel antes de aplicar na pele. É muito importante para uma boa produção. E claro, para conservar o pincel, limpe-o após o uso, dessa forma você evita que as cores se misturem, tanto na paleta quanto sobre a pele.

Combine as sombras do quarteto terracota, as mais claras – 1 e/ou 2 – com as sombras mais escuras – 3 e/ou 4 – para iluminar e destacar o olhar.

Técnica mais elaborada: 

1- Com o pincel de cerdas achatadas, aplique a sombra de cor mais clara nos cantinhos internos dos olhos, levando o pigmento para cima e para baixo. Passe um pouquinho abaixo das sobrancelhas, para iluminar.

2- Aplique um tom acima do mais claro com leves pinceladas sobre toda a pálpebra. Comece pela linha dos cílios e suba até a dobrinha, onde a pálpebra móvel tem movimento. Cuidado para não passar nos cantinhos internos e cobrir o tom mais claro.

3- Com o tom mais escuro, faça o contorno da pálpebra. Use um pincel arredondado para o manuseio. Comece pelo canto externo dos olhos e espalhe com movimento de meia-lua até o canto interno, beirando todo o côncavo.

Se quiser um olhão esfumado, misture as sombras com movimentos circulares e crie um efeito gradual de cores! Clique aqui para ver 5 técnicas de make com sombras para transformar seu look.


Iluminador para realçar

Na hora de passar a sombra nos olhos, escolha um iluminador para dar um efeito de luz bem iluminado. Você pode aplicar no canto interno dos olhos em direção ao osso do nariz e abaixo da sobrancelha para contrastar com a sombra, destacando o olhar.

E aí, tá pronta para arrasar com o quarteto Terracota? Deixe seu olhar ainda mais poderoso com sobrancelhas naturalmente marcantes. Vem aqui ver como!