Home > MAQUIAGEM > Aprenda como usar pincéis de maquiagem e alcance resultados incríveis

Aprenda como usar pincéis de maquiagem e alcance resultados incríveis

Eles são os grandes aliados do make e fazem toda a diferença no resultado final de uma composição. Aprenda como usar pincéis de maquiagem e crie looks incríveis.

Saber diversos truques e combinações de cores é secundário perto da importância dos pincéis no resultado final da produção. Eles assentam a base, depositam a sombra, esfumam e muito mais! Existem diversas funções, tipos e tamanhos, mas não é tão complicado como parece, por isso, nós separamos algumas dicas de como usar pincéis de maquiagem. Olha só: 


BASE

Os pincéis de base são maiores e servem para aplicar produtos líquidos e cremosos. Ela deixa a pele com um acabamento impecável. Com o pincel, a base é totalmente aproveitada e não há desperdício do produto.

É indicado que você coloque a base aos poucos no pincel para espalhá-la melhor na pele. A aplicação é feita com movimentos circulares, do centro do rosto em direção a parte externa.


PÓ FACIAL

Para depositar o pó de forma uniforme, o pincel deve ser grande com a ponta mais arredondada. O formato ajuda a espalhar o produto suavemente por toda a extensão do rosto.

Passe-o em movimentos circulares por todo o rosto, principalmente na “zona t”, onde há mais concentração de oleosidade. 


BLUSH 

O pincel de blush segue os mesmos princípios que o de pó facial, mas é um pouco menor para conseguir acompanhar o formato da maçã do rosto.

Para aplicar blush com o pincel, faça movimentos de vai e vem diagonais das têmporas às maçãs do rosto. A dica é depositar pouco produto no pincel para não carregar a maquiagem e ficar com o rosto super marcado.


SOMBRA

Quem nunca aplicou sombra com os dedos que atire a primeira pedra. É comum fazer isso, mas quando os acabamentos estão em jogo, essa técnica não ajuda muito. 

O pincel de sombra pode ser encontrado de diversas formas e tamanhos dependendo de sua função. Em geral, ele é arredondado e tem cerdas macias e pequenas para auxiliar na hora de aplicar e espalhar a sombra para criar o esfumado.


SOBRANCELHAS E OLHOS

Para delinear as sobrancelhas, o pincel chanfrado é uma boa escolha. Ele tem formato diagonal e possui cerdas sintéticas.

No momento da maquiagem, utilize a ponta maior do pincel virada para fora e encoste apenas o lado menor na sobrancelha para defini-la e delinea-la.


CERDAS SINTÉTICAS OU NATURAIS? 

Depois de saber os usos e formas dos pincéis, aparece a dúvida: cerdas sintéticas ou naturais? Não existe uma resposta concreta para isso e o tipo de cerda vai de acordo com a sua necessidade e com a textura da sua maquiagem. 

As cerdas sintéticas são mais durinhas e regulares. Elas são ideais para produtos líquidos e cremosos porque não absorvem tanta maquiagem na hora da aplicação.

Enquanto isso, as cerdas naturais são mais macias, irregulares e as mais indicadas para makes em pó. Elas espalham os produtos de forma suave e confere um aspecto natural ao look. 


QUANDO LIMPÁ-LO?

Os pincéis, de modo geral, devem ser limpos sempre após o uso. Para isso, lave-os com sabão neutro e deixe-os secar em temperatura ambiente. 

Agora que você já sabe como usar pincéis de maquiagem, que tal montar um kit próprio de acordo com seu estilo?