Home > FALANDO DE PELE > Creme para mãos ressecadas: dicas de como escolher o creme ideal!

Creme para mãos ressecadas: dicas de como escolher o creme ideal!

As mãos precisam de cuidados especiais, dentre eles o uso de um creme hidratante específico. Quer saber mais? Confira aqui as nossas dicas!

Usamos as mãos o tempo todo — para mandar mensagens de texto, curtir tudo que aparece na timeline, encarar a temida pia cheia de louça… Mas quando foi a última vez que você parou para dar um cuidado especial para suas mãos? 

Se elas estão ressecadas, isso pode ser um sinal que você não tem dado à elas a devida atenção. Mas não se preocupe, nós preparamos um post completinho para ajudar você a manter suas mãos super macias e hidratadas!

 
O creme ideal para mãos ressecadas

A pele da mão, por ser naturalmente mais ressecada, precisa de um creme específico. Geralmente, esse tipo de creme é um pouco mais espesso do que os cremes corporais. Sua composição pode incluir ingredientes altamente nutritivos e hidratantes como a manteiga de karité e o óleo de amêndoas. Além disso, a maioria dos cremes para mãos são resistentes à água, conseguindo manter a pele hidratada mesmo após algumas lavagens, assim, você não precisa reaplicar o creme toda vez que lavar as mãos. Super prático, né?

Confira abaixo nossas dicas e encontre o creme hidratante mais indicado para manter suas mãos lindas, saudáveis e SUPER macias!

Creme luvas de silicone: pele hidratada e protegida

O creme luvas de silicone forma uma camada invisível, como uma luva, que protege as mãos, agindo como uma barreira contra as agressões do dia a dia. Ideal para a pele seca e extrasseca, garante 24 horas de maciez e hidratação. 

Creme óleo de amêndoas: hidratação e uniformização da pele

Formulado com pró-vitamina B5, o creme de óleo de amêndoas ajuda a uniformizar o tom da pele das mãos, além de deixá-las macias e hidratadas. Possui FPS 15, que protege a pele dos efeitos dos raios solares e evita o surgimento de manchas causadas pelo sol.

Creme manteiga de karité: nutre e hidrata na medida certa

O creme óleo de amêndoas e manteiga de karité é uma ótima opção para quem tem mãos ressecadas e com descamação. Nutre profundamente e restaura a elasticidade da pele. O resultado são mãos sedosas e altamente hidratadas!

Creme multi-clareador: melhora a textura, hidrata e uniformiza a pele

O creme multi-clareador Renew Clinical é formulado com a tecnologia DSX-7, que ajuda a inibir a produção excessiva de melanina e auxilia no aumento da renovação celular. Ele melhora a textura e tonalidade da pele, além de deixar as mãos SUPER hidratadas!  

 
Como passar creme nas mãos? 

Você pode depositar uma quantidade pequena de produto na palma da mão e esfregar uma mão na outra, fazendo uma suave massagem e espalhando o produto uniformemente até que ele seja completamente absorvido pela pele. Não se esqueça de passar o creme entre os dedos e também nas unhas e cutículas. Se achar necessário, repita o processo até sentir que ambas as mãos estão bem hidratadas.

 
Por que as mãos precisam de cuidados especiais?

A pele das mãos possui uma baixa quantidade de glândulas sebáceas, que são as responsáveis por produzir o sebo, uma matéria oleosa natural do corpo humano que ajuda a previnir o ressecamento da pele. Devido à falta de sebo, a pele das mãos pode ficar ressecada e até mesmo chegar a formar pequenas rachaduras. Por isso, é importante que você mantenha as mãos hidratadas com a ajuda de um creme hidratante feito especialmente para as mãos. 

 
Como manter as unhas e cutículas hidratadas?

As unhas e cutículas também podem ficar ressecadas. Para evitar isso, que tal combinar o uso do hidratante com um produtinho feito especialmente para cuidar desta área? O Nail Expert Mira-Cuticle Complexo Redutor de Cutículas possui uma exclusiva combinação de vitaminas, minerais e nutrientes como a vitamina E, Pantenol, Pantotenato de cálcio, queratina e o óleo de semente de damasco, que ajudam a suavizar e hidratar até as cutículas mais ressecadas, deixando suas unhas com aparência de recém feitas. Quer saber mais sobre como cuidar das unhas e cutículas? Confira aqui 8 dicas para manter suas unhas lindas e saudáveis!

 
7 dicas para manter as mãos hidratadas

1. Use um sabonete líquido especial para mãos

Ao lavar as mãos com um sabonete comum, você pode acabar retirando a pouca hidratação e oleosidade que restam na pele. Por isso, é importante que você lave as mãos com um sabonete líquido feito especialmente para as mãos. Ele vai limpar e condicionar suas mãos sem agredir a pele delicada desta região. 

2. Hidrate após cada lavagem

Grande parte dos cremes para mãos conseguem resistir a pelo menos algumas lavagens, mas se você quiser garantir que sua pele permaneça sempre hidratada, reaplique o creme nas mãos após cada lavagem.

3. Carregue um hidratante com você

Escolha um hidratante pequeno e leve, assim você poderá levá-lo na bolsa ou na mochila sem problemas. Carregue-o com você e reaplique o creme sempre que quiser 😉

4. Manere no álcool gel

Você sabia que o álcool gel em excesso pode deixar as mãos ressecadas? Isso mesmo. Este produto é ideal para aquelas situações onde você não tem como lavar as mãos, mas o uso exagerado pode agredir e ressecar a pele. Portanto, use o álcool gel somente quando for realmente necessário, e, sempre que puder, opte por lavar as mãos com água e sabonete.

5. Use luvas de proteção

Usar luvas de proteção durante a limpeza da casa pode até parecer uma frescurinha para alguns, mas a verdade é que as luvas são uma ótima opção para evitar o contato direto com produtos químicos, o que impede que eles causem danos às mãos.

Dica: as luvas de proteção geralmente são feitas de borracha e esse material pode desencadear alergias em algumas pessoas. Se este é seu caso, experimente usar luvas com forro de algodão, elas oferecem maior conforto e evitam que sua pele entre em contato direto com a borracha. Já as luvas nitrílicas são uma ótima opção para quem trabalha usando luvas de segurança e tem alergia à luva comum.

6. Esfolie as mãos

A esfoliação ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, o que faz com que o hidratante consiga penetrar na pele com maior facilidade. Além disso, a esfoliação deixa a pele limpa e renovada. 

Aplique o esfoliante após lavar as mãos, com a pele ainda úmida. Você pode aplicar este produto da mesma forma que aplica o hidratante, com movimentos circulares, fazendo uma leve massagem nas mãos. Depois é só enxaguar as mãos e aplicar o seu creme hidratante favorito. 

7. Faça uma hidratação intensiva

Sempre que precisar de uma hidratação mais intensa, aplique uma camada mais espessa de hidratante e enrole as mãos com papel filme ou vista uma luva de plástico nas mãos. Deixe o produto agir por uns 15 minutos e depois retire o papel filme ou a luva. Isso vai potencializar o efeito do seu hidratante e deixar suas mãos mega macias e hidratadas!

 
Outros fatores que podem contribuir com o ressecamento das mãos

Alergias, doenças como a psoríase e até mesmo efeitos colaterais do uso de alguns medicamentos podem contribuir com o ressecamento, e possível descamação da pele das mãos. Caso nenhum creme hidratante consiga reverter o ressecamento das suas mãos, procure ajuda profissional de um dermatologista, ele vai poder diagnosticar a sua pele e te indicar o melhor tratamento.

Agora que você já tá pronta para ter mãos macias e hidratadas, que tal dar um up na beleza das mãos com os esmaltes metalizados? São 5 cores para usar e abusar desta super tendência! Saiba mais aqui 😉