Home > NO NÉCESSAIRE > Cuidados com as unhas: 8 dicas para evitar unhas fracas e quebradiças

Cuidados com as unhas: 8 dicas para evitar unhas fracas e quebradiças

Suas unhas andam descamando e quebrando muito fácil? Quando você remove o esmalte elas estão amareladas? Eita! Corre aqui para ver como evitar tudo isso!

Você já sentiu suas unhas fracas e quebradiças? Pois é! Muitas vezes os cuidados com as unhas são secundários em nossas rotinas, mas assim como os cuidados com a pele, as unhas merecem atenção plena! Quer saber como prevenir que elas descamem, amarelem ou quebrem à toa? Então veja aqui as nossas dicas:

1. Manter as unhas cortadas e lixadas

Para as unhas crescerem mais fortes e saudáveis, mantenha elas sempre cortadinhas ou lixadas. Que tal fazê-las uma vez por semana? Assim elas ficam fortes e preparadas para o esmalte que você mais gosta! Você também pode aplicar uma base niveladora de unhas, que deixa as unhas mais lisas para a aplicação do esmalte.

2. Intercalar esmaltes

Um dos cuidados com as unhas superrecomendado, é intercalar esmaltes escuros e claros, já que cores mais pigmentadas tendem a amarelar as unhas.

Outra dica é não passar mais de uma semana com um esmalte. Isso porque as unhas não terão tempo para “respirar” e aumenta o risco de ressecamento. Para evitar essa reação, o ideal é deixá-las livres por uma semana durante o mês.

3. Alicate esterilizado e lixa descartável

Sempre que fizer as unhas no salão de beleza, certifique-se de que os produtos são esterilizados e descartáveis, assim você evita doenças contagiosas e provocadas por vírus. Se preferir, você pode levar as ferramentas necessárias e fazer as unhas tranquilamente!

4. Lixar as unhas excessivamente

Seja em casa ou no salão, tome cuidado ao lixar a superfície das unhas. Esse processo as enfraquece, deixando-as descamadas e finas. O movimento “vai e vem” ao lixar as pontas das unhas também age dessa forma, por isso, passe a lixa em apenas uma direção.

5. Usar removedor de esmalte

O que você costuma usar para remover o esmalte? Recomendamos que você use removedores de esmalte livre de acetona, pois ele evita que suas unhas fiquem ressecadas, além de hidratar e condicionar.

6. Hidratar as cutículas

Manter as cutículas hidratadas com óleos ou produtos especiais é muito importante para os cuidados com as unhas. Remova os excessos e peles mortas com redutor de cutículas, e suavize as mais ressecadas.

7. Redobrar a atenção com as unhas dos pés

As unhas dos pés merecem tanta atenção quanto as unhas das mãos, e mantê-las curtinhas evita o acúmulo de sujeiras, o amarelamento e o encravamento. Por isso, corte, lixe e hidrate as unhas do pé também, assim você protege e dificulta a entrada de fungos e bactérias.

8. Evitar deixar a mão muito tempo embaixo d’água

Assim você vai evitar que a cutícula se degenere em contato com a água e/ou produtos químicos, evitando também a desidratação. A água ajuda a amolecer as unhas, deixando elas mais quebradiças e além disso, amolece o esmalte também. Uma dica é passar uma cobertura brilhante com secagem rápida por cima do esmalte escolhido. Ela protege, dá brilho e prolonga a durabilidade do esmalte.

Agora que você já sabe quais cuidados com as unhas deve tomar para fortificá-las, experimente ter unhas cheias de estilo! Clique aqui e se inspire com nail arts arrasadoras!