Home > FALANDO DE PELE > Fator de Proteção Solar: 3 produtos que protegem sua pele do sol

Fator de Proteção Solar: 3 produtos que protegem sua pele do sol

A pele merece cuidados especiais e você já sabe disso, né? Os produtos com fator de proteção solar chegaram para aliar sua rotina de cuidados e beleza. Vem ver!

É comum encontrar produtos de maquiagem com fator de proteção solar atualmente. Isso se deve a preocupação crescente com os danos causados pelos raios solares em nossa pele. 

Esse item adicional protege o rosto dos raios ultravioleta (UV) em seus dois tipos diferentes e que são nocivos. O UVC é filtrado pela atmosfera e, por isso, não precisamos nos proteger dele. 

Com o UVB a história já muda. Ele é absorvido pela epiderme, camada superficial da pele, e é responsável pelas queimaduras e o bronzeamento adquiridos após a exposição solar.

O UVA, por sua vez, vai até a derme, camada seguinte à epiderme e causa danos como envelhecimento precoce, rugas e manchas.

Está confusa com o que é FPS e PPD? Calma. A gente explica o que é cada uma das siglas usadas nas embalagens, como medir a proteção de cada uma e a contribuição da maquiagem para manter a pele saudável. 


O que é FPS?

O Fator de Proteção Solar (FPS) surgiu para proteger a pele dos raios. Ele indica o tempo que sua pele irá demorar para começar a avermelhar. Ou seja, se você demora cerca de 5 minutos no sol para ficar vermelha e usa um filtro solar com FPS 30, o prazo para que você comece a sentir os efeitos solares será 30 vezes maior e assim por diante.

O mínimo indicado é o FPS 30 e, claro, precisa ser reaplicado a cada 2 horas para renovar a proteção.


O que é PPD?

Significa Escurecimento Persistente do Pigmento e é responsável por medir a proteção contra o UVA. Ele também pode ser simbolizado pela sigla FP-UVA.

Ele deve representar no mínimo um terço do FPS, então se o seu protetor solar tem o FPS 30, o PPD é de 10.  

Na embalagem ele pode aparecer das seguintes formas: + (baixa), ++ (média) e +++ (alta). Também pode aparecer como “proteção UVA e UVB” e “multi-proteção”. 


Maquiagem com FPS

O uso da maquiagem não exclui a necessidade do protetor na rotina de cuidados com o rosto. Eles se complementam para te deixar linda e protegida.

A dica é estar com a pele limpa, hidratada e protegida para que a fixação e duração do make fique garantido.                               

  • Base 

Responsável pela cobertura da pele, a base é uma das queridinhas preparação da pele. Ela ajuda a esconder algumas imperfeições e também repele a radiação vinda pela luz visível, como computadores, lâmpadas e todas as luzes que podemos ver.

Juntamente com os raios infravermelhos, a luz visível só é refletida com a utilização de filtros solares físicos, que não são totalmente absorvidos pela e criam uma barreira que reflete a luz.

A base consegue o mesmo efeito de impedir que essa radiação penetre na nossa pele por causa de sua concentração de cor.

Com FPS 20, a Base Líquida Matte Mark se adapta perfeitamente ao seu tom de pele, além de possuir acabamento sequinho e suave.

Aplique com movimentos leves para cima e para fora. Dessa forma, o protetor solar não será removido com a adição da base. 

  • Pó compacto

Se a sua pele é oleosa, o pó compacto é um item que pode ajudar na composição da sua maquiagem. Ele ajuda a tirar o brilho e oleosidade do rosto, além de também ser uma camada protetora contra os infravermelhos e da luz visível.

Dermatologicamente testado, o Pó Compacto Facial Matte Mark tem fator de proteção solar 35 e não obstrui os poros.

Aplique o produto na “zona T” – testa, nariz e queixo – com cuidado para não exagerar e criar linhas de expressão marcadas e obter um efeito indesejado.

  • Batom

Qualquer look ganha outra cara quando o batom é alterado. Seja vermelho, vinho ou azul, ele é um daqueles produtos que transforma uma maquiagem simples em uma mais elaborada.

A proteção aliada à hidratação faz do Batom Epic Lip Mark uma excelente escolha para o dia a dia. Juntamente com o Batom Epic Lip Transform você pode transformar o tom ou o acabamento do seu batom e deixá-lo único, assim como você.

Com FPS 15, ele tem longa duração e 50% mais cor. Inspire-se e crie novas combinações sem esquecer da proteção solar.

Viu como manter a pele saudável é simples com produtos do dia a dia? Quer aprender como criar uma rotina de cuidados com os quatro passos anteriores à aplicação da maquiagem? Clique aqui e confira!