Home > NOVIDADES > Ilê Aiyê: tradição, luta e negonas com beleza de deusas

Ilê Aiyê: tradição, luta e negonas com beleza de deusas

Conheça o Ilê Aiyê. O tradicional bloco que une cultura, beleza e a luta contra o preconceito racial e religioso. Vem se apaixonar!

Já ouviu falar do Ilê Aiyê? Se não, vamos ter o prazer de apresentar!

O Ilê é o primeiro Bloco Afro do Brasil. Ele acontece em Salvador desde 1974, e mais que uma data esperada no calendário da cidade, Ilê Aiyê virou tradição.

 Ilê Aiyê

O Bloco é um divisor de águas na cultura Afro no Brasil. Nele existe o concurso Noite da Beleza Negra que coroa a “Deusa do Ébano”. A eleita é inspiração para as meninas, que desde muito cedo, sonham em receber esse título também.
As participantes representam não só a beleza, mas a garra da mulher negra. No palco do evento, elas carregam junto a sí toda a história de luta dos seus ancestrais, o orgulho da cor da pele e a força necessária para acabar com o preconceito que ainda assombra a sociedade.

 Ilê Aiyê

O Ilê Aiyê tem um papel importante no empoderamento feminino. Ele ajudou a libertar os cachos, a diversidade ganhou voz, a auto-estima do negro foi elevada, a dança, as tranças, as cores, as roupas e os tambores que por muito tempo foram reprimidos, hoje possuem o lugar de destaque que merecem.

A importância do Bloco é reconhecida dentro e fora do Brasil, e a Deusa do ano acompanha onde for. Ilê já serviu de inspiração para dezenas de músicas, uma das mais conhecidas é o “Mais Belo dos Belos” de Daniela Mercury.

A Avon se enche de orgulho em ser parceira deste projeto. A marca que fala com todas as mulheres e abrange todas as belezas não podia estar de fora desse evento que é marcado por luta, resistência e respeito à cultura.

 Ilê Aiyê

 

Quer dicas de make para pele negra? Veja aqui!