Home > MAQUIAGEM > Maquiagem para pele negra: passo a passo e dicas para arrasar!

Maquiagem para pele negra: passo a passo e dicas para arrasar!

A pele negra já é linda por si só, mas um make pode valorizar ainda mais essa beleza. Confira aqui uma maquiagem para pele negra passo a passo!

A sua rotina de maquiagem começa pela limpeza da pele

Lave o rosto: antes de aplicar qualquer produto na pele, é importante lavar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza. A pele negra tende a ser mais oleosa, e se esse for o seu caso, use um sabonete indicado para esse tipo de pele. Ele vai fazer uma limpeza profunda e ajudar a controlar a produção excessiva de oleosidade.

Tonifique: o tônico facial remove qualquer vestígio de impurezas e oleosidade, desobstruindo os poros e deixando a pele limpa e com sensação refrescante. Se a sua pele for oleosa ou propensa à acne (ou se ela for as duas coisas ao mesmo tempo, o que é super comum), use um tônico adstringente. Ele vai fazer uma limpeza mais profunda, retirando a sujeira que o sabonete não conseguiu atingir, o que pode ajudar a minimizar o surgimento de espinhas.

Hidrate: além de ajudar a repor a hidratação da pele, o hidratante evita que a sua maquiagem fique com aspecto craquelado. Os hidratantes gel-creme são ideais para serem usados antes da maquiagem pois possuem uma textura leve e são rapidamente absorvidos. 


Preparação de pele negra em 7 passos

Primer: se você quiser diminuir a aparência dos poros dilatados, deixar a pele com efeito matte e ainda por cima fazer com que o seu make dure mais, experimente aplicar o primer por todo o rosto. Você também pode aplicar o primer só nas regiões onde seus poros são maiores e mais visíveis. Normalmente os poros mais dilatados estão na zona T (testa, nariz e queixo) e nas laterais do nariz, logo abaixo dos olhos. 

Corretivo colorido: também conhecido como corretor, ele é uma ótima opção para melhor disfarçar aquelas marcas difíceis de esconder. Você pode aplicar uma fina camada de corretivo colorido no local desejado e finalizar com uma camada de corretivo da cor da sua pele. Prontinho, a marca já está neutralizada! Quer saber mais sobre os corretivo coloridos? Confira nossas super dicas aqui

Alerta de spoiler! O corretivo lilás é ideal para neutralizar marcas, cicatrizes e olheiras amarronzadas, que são super comuns na pele negra.

Base: você pode aplicar a base com os dedos, com um pincel ou com uma esponja de maquiagem levemente umedecida. Para um acabamento mais natural, comece aplicando o produto do centro do rosto para fora. Se quiser uma cobertura mais intensa, aplique uma segunda camada por todo o rosto ou só nas áreas que achar necessário.   

Já conhece a Base Líquida Ultramatte Avon True? Ela está disponível em 18 cores que contam com a exclusiva tecnologia Tom Fiel, que ajuda a se adaptar à cor da sua pele, garantindo um aspecto natural e acabamento uniforme. 

Corretivo: para fazer a correção, escolha um corretivo de cor igual ou similar ao tom da sua pele. Aplique ele em qualquer marca que deseja cobrir. E… Bem, você já deve ter ouvido isso um milhão de vezes, mas lembre-se de aplicar o corretivo dando leves batidinhas na pele, isso vai garantir um melhor acabamento 😉

Se você quiser iluminar a pele usando técnicas de contorno, escolha um corretivo que seja um ou dois tons mais claros que a sua pele. Assim você conseguirá um resultado mais natural. Está na dúvida sobre como fazer o contorno na maquiagem? Pode deixar que a nossa queridinha Karen Bachini vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre esta técnica aqui!

Pó: para garantir que o make dure o dia todo, use um pó para selar a pele. Você pode aplicar uma fina camada em todo o rosto ou só na zona T, que é a parte que tende a ser mais oleosa. Escolha um pó compacto ou solto que seja do tom da sua pele, ou um pó translúcido com fundo amarelado, conhecido como pó banana. Estes tipos de pó evitam que a pele negra fique com aspecto acinzentado.

Blush: o blush deixa a pele com aquele visual corado e saudável que é a cara do verão. Para conseguir esse visual, aplique-o na altura das maçãs do rosto e esfume o produto em direção às têmporas.

Pele negra escura: os blushes mais vibrantes podem assustar um pouco, mas eles ficam lindos na pele negra escura. Pode se jogar nos blushes em tons de vinho, rosa e marrom-avermelhado. Eles dão uma super valorizada neste tom de pele. Experimente!

Pele negra média: quem tem este tom de pele fica incrível com blushes de tons mais quentes e fechados (ou seja, tons que não são muito vibrantes) como o marrom médio, o rosa antigo e o pêssego com fundo amarronzado.

Pele negra clara: este tom de pele combina com blushes de tons como o malva, o rosa antigo e o bronze. Aposte nestes tons para garantir aquela corzinha de saúde!

Lembrando que os blushes em tons de rosa e coral são curingas e ficam LINDOS em todos os tons de pele!

Quer saber mais esse produto super versátil? Confira o nosso guia do blush!

Iluminador: ele reflete a luz e ilumina a pele, criando aquele efeito glow que a gente ama!

A pele negra ganha um super destaque com iluminadores em tons de dourado, cobre, bronze, rose gold e coral. Para um iluminado mais harmonioso e natural, escolha um iluminador cuja cor seja parecida com a cor da sua pele. #PartiuBrilharMaisQueOSol!

 
Valorize o seu olhar: quais cores combinam com a pele negra?

Tons quentes e tons terrosos como o laranja, amarelo, vermelho, marrom-avermelhado e o coral são ótimos para dar um toque de cor à pele negra. Já as cores frias como os tons de azul, verde, roxo e rosa criam um contraste MARA com este tom de pele.

Você pode fazer um olho esfumado colorido usando um quarteto de sombras ou usar um lápis delineador colorido para criar um detalhe de cor mais sutil, ideal para o make do dia a dia. Finalize o look com máscara de cílios e delineador líquido para destacar os seus olhos ainda mais!

Já pensou em ousar um pouco na hora de fazer o delineado gatinho? Que tal apostar no delineador líquido com efeito holográfico? Os tons metálicos como dourado e o cobre ficam muito bem na pele negra. Prepare-se para arrasar!

 
Como evitar que a sombra escura suje a pele?

O jeito mais fácil de evitar que a sombra caia na pele já preparada é aplicar a sombra antes de fazer a pele. Se você já se acostumou a fazer o olho por último, inverter a ordem do make pode parecer estranho, mas esse é um ótimo truque para deixar sua rotina de maquiagem mais prática.  

Mas se você não quer abrir mão de fazer o make dos olhos por último, experimente aplicar uma generosa camada de pó compacto ou pó translúcido abaixo dos olhos antes de começar a aplicar a sombra. Depois de terminar o seu olhão esfumado você pode retirar o excesso de pó (e os restos de sombra) com a ajuda de um pincel. 😉

 
Do nude ao vermelho clássico: os batons ideais para a pele negra

Marrom, nude e terracota: estes tons são perfeitos para o dia a dia pois não exigem muita precisão na hora de aplicar. Afinal, quem nunca teve que passar o batom durante o trajeto de carro, ônibus ou metrô? Nessas horas, nada melhor que um batom neutro que não vai fazer muita bagunça durante a aplicação. Os tons de marrom avermelhado e os nudes rosados são ótimas opções para a pele negra.

Vermelho, coral e vinho: estes batons são super versáteis, que podem ser usados tanto no dia a dia quanto numa produção mais elaborada. Confira aqui 5 makes práticas como batom mais clássico de todos: o vermelho!

Rosa: os tons rosados também ficam incríveis e podem ser usados de diversas maneiras, dando um toque romântico e alegre naquele make simples, ou ganhando destaque em um make colorido mega poderoso! A pele negra combina tanto com os batons rosa vibrantes, quanto com os de tons mais fechados. 

Roxo e violeta: tons de roxo e violeta são ideias para quem quer começar a usar batons mais diferentões. O mais legal é que eles podem ser usados tanto de dia quanto à noite, tudo dependendo do seu estilo pessoal, é claro 😉

Com essas dicas você já tá mais do que pronta para arrasar com qualquer make, sempre valorizando o seu tom de pele negra! Agora, que tal aprender como ter sobrancelhas naturalmente marcantes em alguns minutos? Confira nossas dicas aqui!