Home > MAQUIAGEM > Sobrancelhas para cada tipo de rosto: descubra a melhor opção pra você!

Sobrancelhas para cada tipo de rosto: descubra a melhor opção pra você!

Arqueada, redonda, reta… Confira nossas dicas e descubra quais são as sobrancelhas para cada tipo de rosto!

Vamos combinar que as sobrancelhas têm o poder de mudar a aparência do rosto completamente. Por isso, é importante usá-las à nosso favor e encontrar o formato que valoriza o olhar e deixa o visual mais harmônico. Bora aprender quais são as sobrancelhas para cada tipo de rosto? 

Vamos começar entendendo o que cada formato de sobrancelha pode oferecer:

SOBRANCELHAS ARQUEADAS: ângulos marcados e arcos proeminentes são ideais para harmonizar as linhas curvas do rosto redondo. Em contrapartida, sobrancelhas arqueadas podem pesar no visual de rostos como o quadrado e o retangular, que já possuem linhas mais retas e intensas.

SOBRANCELHAS ARREDONDADAS: esse formato de sobrancelhas é uma boa pedida para suavizar as linhas retas de rostos como o quadrado e o diamante.

SOBRANCELHAS RETAS: rostos longos, como o retangular, ficam muito bem com sobrancelhas retas, já que elas não aumentam o comprimento da face. Muito pelo contrário, as sobrancelhas retas podem dar uma super valorizada nos rostos longos.


Ainda não sabe qual é o seu formato de rosto?

Conhecer o seu formato de rosto pode te ajudar a escolher o melhor corte de cabelo, quais técnicas de maquiagem ressaltam sua beleza, e claro, definir qual o melhor formato para sua sobrancelha.

Para determinar o seu formato de rosto, prenda todo o seu cabelo para trás e fique frente à um espelho, em um local bem iluminado. Compare a imagem que você vê com as descrições abaixo e descubra qual sobrancelha mais combina com o seu tipo de rosto:

ROSTO REDONDO + SOBRANCELHAS ARQUEADAS: o comprimento e largura do rosto redondo têm tamanhos iguais ou muito parecidos. O rosto redondo também é caracterizado pela falta de linhas retas em seu contorno.

Os ângulos marcados e arcos proeminentes da sobrancelha arqueada são ideais para harmonizar as linhas curvas do rosto redondo.

ROSTO QUADRADO + SOBRANCELHAS GROSSAS: assim como no formato anterior, as linhas de comprimento e largura do rosto quadrado têm o mesmo tamanho. A diferença é que as linhas do rosto quadrado são retas.

Sobrancelhas grossas e com arcos suaves são as mais indicadas para quem tem esse formato de rosto. As sobrancelhas levemente arredondadas também podem ser uma ótima opção para criar um visual harmonioso.

ROSTO CORAÇÃO + SOBRANCELHAS ARREDONDADAS: a região superior – testa – desse formato de rosto é mais larga do que parte inferior. O queixo pontiagudo é o elemento de destaque. As linhas da mandíbula são longas e retas e as maçãs do rosto são proeminentes.

A sobrancelha arredondada é a mais indicada para suavizar este formato de rosto.

ROSTO OVAL + SOBRANCELHAS LEVEMENTE ARQUEADAS: nesse formato de rosto, o comprimento é ligeiramente maior do que a largura. O rosto oval é muito versátil, podendo combinar com vários formatos de sobrancelhas.

Sobrancelhas levemente arqueadas são ideais para quem tem rosto no formato oval. Para adicionar mais dimensão à face, deixe que suas sobrancelhas fiquem um pouquinho mais longas, ultrapassando o limite do canto externo dos olhos.

ROSTO DIAMANTE + SOBRANCELHAS ARREDONDADAS: no rosto diamante, o comprimento é maior do que a largura. O queixo é proeminente, assim como no rosto coração; as maçãs do rosto são destacadas; a testa é mais estreita e as linhas da mandíbula são longas e retas.

Sobrancelhas longas e levemente arredondadas são ideais para suavizar o rosto diamante. Esse formato de sobrancelha pode ajudar a harmonizar com a linha da mandíbula, criando um visual mais balanceado.

ROSTO RETANGULAR + SOBRANCELHAS RETAS: também conhecido como rosto oblongo, esse formato é caracterizado por ter um comprimento maior do que a largura. As linhas laterais e da mandíbula são retas e definidas, similares às do formato quadrado.

Sobrancelhas grossas e retas são as mais indicadas para o rosto retangular, uma vez que sobrancelhas arqueadas podem criar a ilusão de um rosto ainda mais longo.

Dica: é possível que sua sobrancelha não tenha naturalmente o formato indicado para o seu tipo de rosto. Um profissional designer de sobrancelhas pode te ajudar a chegar no formato ideal. A maquiagem também pode te ajudar a preencher falhas e melhorar o desenho da sua sobrancelha.


Como preencher e definir as sobrancelhas

Você pode usar a maquiagem para conseguir sobrancelhas mais definidas e grossas. Dentre os itens que podem preencher falhas e definir o desenho das sobrancelhas, o lápis é o mais comum. Mas o gel de sobrancelhas (juntamente com um pincel chanfrado) e o delineador para sobrancelhas também são ótimas opções para quem quer dar um up nas sobrancelhas.

Quer ver o efeito do gel de sobrancelhas na prática? Dá uma olhada na resenha que a Karen Bachini fez:


As sobrancelhas selvagens estão com tudo!

Até pouco tempo atrás, as sobrancelhas mega definidas eram as queridinhas — para o azar de quem não tem tempo ou paciência para preencher, definir e delimitá-las. Mas a sobrancelha da vez é a sua! Isso mesmo, BB!

Sobrancelhas naturais, com fios rebeldes e penteados pra cima estão super em alta. Essa é a época perfeita para deixar a pinça de lado (ou só usá-la para dar uma leve limpada no visual).

Para se jogar nessa tendência, você pode preencher qualquer falha e deixar os fios mais escuros usando um lápis, gel ou delineador para sobrancelhas. Em seguida, penteie os fios para cima com a ajuda de uma máscara incolor. Isso vai garantir que o look dure por muito mais tempo.

Agora que você já sabe quais são as sobrancelhas para cada tipo de rosto, que tal aprender como preencher as sobrancelhas com lápis? Confira o passo a passo aqui!