Home > FALANDO DE PELE > Descubra os tipos de acne e como tratá-las

Descubra os tipos de acne e como tratá-las

Saiba quais são os tipos de acne e o tratamento ideal para incluir na sua rotina de cuidados com a pele.

A acne é uma condição de pele que implica no aparecimento de cravos e espinhas nas regiões, principalmente, do rosto, pescoço, costas e braços. Sua causa está relacionada a mudanças hormonais, má alimentação e estresse, e ao contrário do que muita gente pensa, a acne não aparece somente nos adolescentes. Ela também pode se manifestar em adultos e crianças. 


TIPOS DE ACNE:

Acne comedônica

Este é o tipo de acne mais comum e é caracterizada pela presença de cravos abertos (com pontinho preto aparente) e fechados, nas regiões da testa, bochechas e nariz, principalmente. Para o tratamento, aposte em substâncias de uso tópico, como sabonetes de limpeza facial e creme facial matificante


Acne pápulo-pustulosa 

Além dos cravos, este tipo de acne apresenta pápulas (pequenas feridas), que deixam a região inflamada, avermelhada e, às vezes, com pus. Para o tratamento, produtos com efeito anti-inflamatório podem solucionar o problema. 


Acne nódulo-cística 

Este tipo de acne apresenta lesões nodulares e císticas (lesões maiores e bem endurecidas), além de cravos, espinhas e pústulas (espinha com pus). Comumente chamado de espinhas internas.


Acne conglobata 

Presença de cistos ou nódulos inflamados, próximos uns dos outros. Grande possibilidade de formação de cicatrizes. O tratamento consiste em ativos tópicos e sistêmicos.


Acne fulminans

Quando a acne evolui para úlceras e sintomas sistêmicos, ou seja, quando as lesões são acompanhas por sintomas como febre, fraqueza e dor muscular. Aqui, o tratamento inclui ativos tópicos, orais e, se necessário, cirurgia. 

Cuidados diários que podem ajudar no tratamento da acne

Consulte o seu dermatologista para o tratamento adequado ao seu tipo de acne e pele. Mas, lembre-se de que os cuidados do dia a dia podem ajudar o tratamento. Veja alguns:

1. Manter uma alimentação saudável

2. Evitar produtos oleosos 

3. Tomar banho após atividades físicas, pois o suor colabora para a proliferação de bactérias

4. Não espremer espinhas, já que pode aumentar a contaminação da pele e causar ainda mais acne 

5. Lavar a pele suavemente 

6. Evitar ficar exposto ao sol

7. Usar hidratantes 

8. Usar protetor solar

9. Fazer limpeza de pele  

10. Usar máscara facial 

11. Fazer esfoliação na pele com sabonete facial esfoliante ou produtos esfoliantes

Confira aqui como montar sua própria rotina de cuidados com a pele e saiba como mantê-la saudável.